top of page

5 alimentos para comer quando se está com gripe


Em algumas épocas do ano é muito comum que haja um aumento no surto de gripes, principalmente no inverno. Então, é exatamente nessa ocasião que surge a grande dúvida: quais alimentos para comer quando se está com gripe?


Então, a boa notícia é que existe uma grande quantidade de alimentos que você pode e deve consumir para tratar a gripe, visto que possuem substâncias que aceleram o processo de cura.


Sendo assim, é indicada que eles façam parte da sua dieta, em especial enquanto você estiver gripado ou sentindo todo aquele mal-estar que a gripe causa.


Logo, tendo isso em mente, confira abaixo a nossa lista de 5 alimentos para comer quando se está com gripe.


1 – Alho

Vamos começar falando de um alimento que todo mundo conhece e que com certeza você tem em casa: o alho!


Então, hoje ele é indicado para o tratamento da gripe por uma razão muito simples: tem a alicina na sua composição. Logo, essa substância é conhecida por ter propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.


Além disso, o alho é capaz de garantir o funcionamento adequado da flora intestinal, o que leva o corpo a fazer a eliminação das toxinas e isso permite uma melhora significativa da gripe.


Como consumir o alho para tratar a gripe?

A forma mais fácil de consumir o alho durante a gripe é através do chá. Inclusive, esse é o jeito mais eficiente para tratar o problema. Então, vale a pena conferir essa receitinha simples abaixo!


Ingredientes

· 2 dentes de alho;

· 250 ml de água.


Modo de preparo

Descasque o alho e amasse muito bem. Então, coloque a água para ferver junto com os dentes de alhos, por 2 minutos, depois é só delisgar o fogo e deixar descansar por 15 minutos. Para finalizar, é só servir, sem fazer uso de adoçantes.


2 – Cebola

Dando continuidade a lista de alimentos para comer quando se está com gripe, vale mencionar aqui a cebola, que faz parte da família do alho.


Portanto, assim como acontece com ele, a cebola tem entre as suas substâncias a alicina, um inibidor que impede o crescimento de fungos e bactérias.


Além disso, a cebola é conhecida por ajudar a remover o muco dos pulmões, sendo até mesmo eficiente para tratar tosses e bronquite.


No mais, a cebola ainda é rica em antioxidantes e vitamina A e C, que também são conhecidos por terem uma atividade antimicobriana e atua até mesmo como anti-inflamatórios.


Como consumir a cebola para tratar a gripe?

Hoje o jeito mais fácil de consumir a cebola para o tratamento da gripe é fazendo a ingestão crua dela.

No entanto, se você não se agrada do sabor característico dela, saiba que é possível preparar um chá de cebola. Veja!


Ingredientes

· 1 cebola sem casca

· 2 dentes de alho;

· Água.


Modo de preparo

Em uma panela, você deve colocar a água e o alho amassado e a cebola, deixando ferver. Assim que começar a borbulhar, apague o fogo e deixe em infusão por 15 minutos.


3 – Alecrim

Na lista de alimentos para comer quando se está com gripe está o alecrim, que tem ação expectorante e que é responsável por combater gripe e resfriados.


Então, essa grande vantagem do alecrim se deve em razão de ele ser um estimulante e ter uma excelente ação expectorante. Portanto, o seu consumo facilita a eliminação de secreções que causam problemas no organismo.


Como consumir o alecrim para tratar a gripe?

O jeito mais fácil e simples de consumir o alecrim para o tratamento da gripe é através do chá. Assim como os chás anteriores, ele tem um preparo muito simples.


Mas também é possível colocar o alecrim como tempero de carnes e legumes e inclui-lo no preparo do suco de limão.


Ingredientes

· Folhas e hastes de alecrim;

· 1 xícara de água.


Modo de preparo

A forma de preparação desse chá é bem fácil e não tem erro. Afinal de contas, você só vai precisar esquentar a água e em seguida adicionar as folhas e hastes de alecrim.


Então, feito isso, deve apagar o fogo e deixar em infusão por 15 minutos. Em seguida, é só coar e beber ainda morno


4 – Gengibre

O gengibre também entra nessa lista de alimentos para comer quando se está com gripe, pois ele tem ação anti-inflamatória e expectorante.


Logo, o seu consumo permite que você consiga eliminar o muco e é capaz de aliviar até mesmo a tosse, que é bastante característica dos quadros de gripe.


Dessa maneira, atua de forma direta no tratamento de gripes e resfriados, contribuindo para um melhor fortalecimento do sistema imunológico.


Como consumir o gengibre para tratar a gripe?

O gengibre deve ser consumido em formato de chá, pois essa é a forma mais fácil de prepará-lo para tratar a gripe. Veja!


O gengibre pode ser usado também como tempero e completo de sucos. Fica uma delicia com limão, hortelã ou abacaxi.


Ingredientes

· 1 raiz de gengibre;

· 250 ml de água.


Modo de preparo

Você só precisa esquentar a água e adicionar a ela o gengibre, ferver bem por uns 5 minutos, depois apenas deixe em infusão por 10 minutos e em seguida é só coar e adoçar om mel, para beber.


5 – Canela

Por fim, vamos falar da canela, que também é um dos alimentos para comer quando se está com gripe. Isso porque, a canela tem propriedades anti-inflamatórias, assim ajuda no combate as dores de garganta e dores no corpo.


Além disso, a canela é diurética, capaz de eliminar as toxinas presentes no organismo e ajudando de forma direta no emagrecimento.


Como consumir a canela para tratar gripe?

A canela deve ser consumida em formato de chá, visto que este é o melhor jeito de você realmente obter todas as vantagens que ela oferece.


Então, a preparação é bem simples.


Além do chá pode-se acrescentar a canela em pó em leite, frutas como banana e no mingau de aveia.

A canela em pó tem o mesmo efeito da canela em pau.


Ingredientes para o chá de canela

· 2 pau de canela;

· 1 raiz pequena de Gengibre;

· 250ml água.


Modo de preparo

A preparação é básica e simples: ferva a água com a canela e o gengibre. Deixe ferver por 2 minutos, em seguida apague o fogo, e deixe em infusão por 15 minutos.


Caso queira adoçar, utilize o adoçante stevia que é mais saudável ou mel, mas de preferência tome puro

Conclusão

Agora se você quer um super chá para ajudar na gripe, junte todos os ingredientes acima em um único chá. Mas não esqueça de beber muita água, se alimentar bem e descansar.


Agora você já conhece os alimentos para comer quando se está com gripe. Portanto, é só incluir na sua rotina alimentar quando estiver aí sentindo os sintomas da gripe ou resfriado.




Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




62 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page