background_cinza2x.png

DO BLOG MANJERICÃO

O que é e como fazer painço



O painço é um tipo de cereal que é bastante rico em flavonoides, sendo ele composto de propriedades antioxidantes que trazem uma série de benefícios para a saúde.


Só para se ter uma ideia, o consumo desse cereal é capaz de evitar o surgimento de doenças, evitando problemas como diabetes e câncer, por exemplo.


No entanto, é muito comum encontrar quem não saiba do que se trata o painço e muito menos como prepará-lo. Logo, se este é o seu caso, aqui você vai conferir mais sobre, sanando todas as dúvidas sobre. Vem com a gente e confira!


O que é painço?

O painço pode ser caracterizado como um tipo de cereal, assim como acontece com tantos outros conhecidos, como trigo, milho e diversos outros.


Basicamente, se trata de um cereal bastante nutritivo, sendo ele muito rico em ferro, assim traz vários benefícios para a saúde. Seus grãos são bem amarelos, pequenos e redondos.


Hoje o seu consumo é considerado bastante versátil, ele é bastante usado na preparação de diversos pratos, pode ser ingerido cozido, em saladas, doces, em cremes, como se fosse uma polenta ou risoto.


Então, caso queira fazer o consumo, é muito importante que você compre aquele painço descascado, pois o com casca é dado para os passarinhos. Sim o painço é comida de passarinho, mas também muito útil para humanos.


Logo, para comprá-lo, você deve ir em loja de produtos naturais, pois ele aquele que vende em petshop não é para humanos, serve apenas para alimentar aves.


O painço para pássaros, apesar de ser o mesmo para humano não passa por um controle rígido de qualidade e descontaminação, o que torna um risco comprar este produto em qualquer lugar.


Como fazer?

Se você quer aprender como fazer esse grão, é importante ter atenção a um detalhe muito importante: ele tende a se tornar papa com muita facilidade.


Desse modo, se você quer prepará-lo de forma que fique bem soltinho, é fundamental seguir as nossas dicas abaixo:

· Deixe o grão de molho: É importante que você deixe o grão de molho por 6 horas, isso permite que ele fique mais suave e cozinhe com maior rapidez;

· Faça uso da quantidade certa – é essencial que você faça o uso de 2 xícaras de água para cada xícara do grão de painço. Qualquer quantidade acima disso pode fazer com que o grão vire uma papa;

· Não mexa os grãos e cozinhe com a panela aberta – assim como acontece com o arroz, você deve cozinhar com a panela destampada e não mexa os grãos;

· Deixe o grão descansar por 10 minutos – após ter sido cozido, você deve deixar a panela tampada, deixando assim o grão descansar por 10 minutos, isso fará com que ele fique bem soltinho.

Receita para cozinhar

Ingredientes:

· 1 xícara de painço descascado e cru;

· 2 xícaras de água filtrada;

· 1 colher de chá de sal.


Modo de preparo:

Deixe o grão de molho por 6 horas, isso fará com que os grãos cozinhem com uma maior rapidez, além de ser uma excelente forma de garantir que ele seja digerido com maior facilidade pelo organismo. Então, deixe de molho da noite para o dia.


Sendo assim, com ajuda de uma peneira, escorra a água do molho e faça uma lavagem completa dos grãos, esfregando-os até que a água fique com a aparência transparente. Isso fará com que você elimine efetivamente o amargor.


Em seguida, transfira o grão para uma panela e vá adicionando 2 xícaras de água, então tempere com sal, em seguida coloque a panela em fogo alto e quando ferver, diminuía o fogo para médio, cozinhe e deixe a tampa destampada.


Feito isso, desligue o fogo e tampe a panela por 10 minutos antes de servir. Isso fará com que ele fique bastante soltinho. Por fim, solte os grãos com ajuda de um garfo.


Quais os benefícios do painço?

Então, diversos são benefícios associados ao consumo desse grão, dentre eles é interessante citar alguns. Confira!


Combate a prisão de ventre

Este grão é excelente para combater a prisão de ventre, visto que tem uma boa quantidade de fibras solúveis, um tipo de fibra que age absorvendo a água para o intestino, promovendo assim maior facilidade para o transporte das fezes.


Ajuda na perda de peso

Por ter uma boa quantidade de fibras, outra vantagem associada a este grão é que ele ajuda no emagrecimento, promovendo uma maior saciedade. Sendo assim, você não sente tanta fome ao longo do dia e assim é possível emagrecer.


Ajuda no controle da glicemia

Além das vantagens vistas acima, outro grande benefício do painço é que ele promove um controle da glicemia, uma vez que tem baixo índice glicêmico.


Sem contar que é rico em antioxidantes, o que promove a proteção das células e melhora as funções do hormônio, eliminando até mesmo a retenção de líquida.


Garante a saúde dos olhos

No painço você encontra substâncias como zeaxantina e luteína, que são conhecidos por protegerem a retina contra os danos que são acarretados pela luz e pelos radicais livres.

Portanto, isso previne uma série de doenças, como:

· Catarata;

· Degeneração macular e diversos outros problemas.


Além de tudo isso, existem outras vantagens importantes, como:

· Fortalece os ossos;

· Previne o surgimento do câncer;

· É fonte de proteína;

· Protege contra doenças cardiovasculares;

· Contribui para manter o tecido muscular;

· Aumenta a saúde do intestino;

· É desintoxicante.



Conclusão

Aqui você conferiu tudo sobre o painço, principalmente o que é e como fazê-lo. Além disso, conferiu ainda todos os benefícios associados a ele.

Portanto, inclua-o na sua alimentação, com certeza você não vai se arrepender.





Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais desde 2011, com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




56 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png