5 dicas de alimentação saudável para quem come na rua

Preparar a própria alimentação é um luxo em cidades grandes, acorreria, falta de tempo e excesso de trabalho levam pessoas a se alimentar fora do lar com mais frequência, o que pode complicar a mudança de hábitos alimentares. Neste blog daremos 5 dicas de alimentação saudável para quem come na rua.

Pesquisa do IBGE indica que os brasileiros gastam em média 25% da sua renda com alimentação fora de casa, quando necessitam de uma alteração na dieta alimentar seja por alguma enfermidade ou por pura alteração de consciência sentem dificuldade em se adaptar com a mudança.

Em alguns centros comerciais há uma boa variedade de restaurantes, já em outros resta apenas o refeitório da empresa.

O primeiro passo é sempre buscar a orientação de um nutricionista, mas caso você não consiga tente implementar as dicas abaixo:

1- Escolha um local onde tenha variedade de verduras e legumes, os restaurantes por kilo são uma ótima opção.

2- Divida seu prato em 3 partes, 2/3 dele coloque verduras e legumes, tempere com pouco ou nenhum sal, não use temperos industrializados, no máximo um azeite e limão. No restante do prato, ou seja, 1/3 coloque carboidratos e proteínas magras.

3- Não coma frituras, refrigerantes e doces.

4- Os restaurantes estilo self service iniciam o buffet, propositalmente, com as sobremesas, isso porque os doces enchem os olhos de quem está morrendo de fome, então o desejo de pega-los primeiro é maior.

5- Pratos à base de queijo como parmegiana, molho branco e gratinados devem ser evitados, parte deles levam ingredientes de alto índice calórico.

Se mesmo assim você tem dificuldade com as opções quando se alimenta fora de casa pense na possibilidade de fazer sua própria comida e leva-la ao trabalho, tire um dia da semana e deixe tudo pronto para os próximos 15 dias e congele. Verduras e legumes você pode comprar já prontos e higienizados e de preferência orgânicos.

Existem também empresas que fazem marmitas saudáveis o que pode ser uma excelente alternativa. Há empresas que oferecem ir até sua casa e fazer as “marmitas” personalizadas, deixam tudo pronto e congelado, na sua maioria são nutricionistas ou personal cooking.

Já existe no mercado bags térmicas próprias que mantém o alimento me condições ideais durante o transporte.

Inclua também frutas frescas no lanche da manhã, comer algo rico em fibra uma hora antes do almoço ajuda a diminuir a “gula”. Iogurtes ou frutas acrescidas de uma ou duas colheres de sopas de alguns produtos naturais como: aveia, quinua em flocos, amaranto ou pissilium são fáceis de carregar e nutritivos.

A alimentação saudável deve ser prioridade no seu dia, sem ela o rendimento mental diminui, o cansaço físico aumenta e doenças como diabetes e colesterol tendem a se instalar mais rapidamente.

Para comer saudável dentro ou fora de casa tem que ficar atento e ser persistente, os restaurantes no geral estão mais preocupados em vender do que contribuir com que pessoas fiquem menos doentes. A fome faz com que tudo que é menos saudável pareça mais apetitoso e são um grande chamariz para quem não tem disciplina alimentar.

Mude isso, só depende de você.

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