Benefícios da Chia

Uma pequena semente com grandes poderes, os benefícios da chia vão muito além do que se imagina.

Uma planta nativa da Colombia, a semente de chia ficou mais conhecida no Brasil a aproximadamente uns 8 a 10 anos.

Mas essa semente de cor acinzentada é consumida a milhares de anos e conhecida também como salvia hispânica.

Da mesma família do Alecrim, os primeiros relatos de uso da semente chia são do século XVI.

Rica em fibras, ômega 3, proteínas, magnésio, cálcio e antioxidantes.

Em contato com meio líquido a chia libera uma mucilagem e fica com um aspecto gelatinoso, usado em receitas veganas na substituição dos ovos.

Possui 5 vezes mais cálcio que o leite de vaca, indicado para pessoas com osteoporose e mulheres na menopausa.

Entre os maiores benefícios da chia está a alta concentração de Ômega 3, uma das maiores em alimentos de origem vegetal.

Ômega 3 é importante na saúde de coração e controle do colesterol.

Rica em fibras é uma grande aliada nos casos de constipação. Uma colher de sopa por dia é suficiente para notar seus efeitos.

Para perder peso o consumo antes das principais refeições traz a sensação de saciedade e diminui a fome, uma estratégia interessante na redução de ingestão de alimentos.

Um estudo feito pela Unicamp revelou que entre os benefícios da semente de chia está seu efeito anti-inflamatório, antioxidantes e redução dos níveis de colesterol de 30% a 40%. Veja a matéria produzido pelo G1, clique aqui.





A pesquisa da Unicamp revelou também que ela é um excelente anti-inflamatório, principalmente em casos de inflamações causadas por obesidade, além de aumentar a resistência a insulina e reduzir as chances de problemas ligados ao aumento de colesterol.

Ainda segundo esta pesquisa a chia é o alimento que mais possui Ômega 3, quase 68% de toda sua composição.

Como consumir a semente de chia aproveitando de forma eficiente seus nutrientes.

Ela não possui um sabor forte, o que ajuda e muito no consumo, pois casa bem com frutas, iogurtes, saladas, sopas, pães e bolos.

Uma a duas colheres de sopa por dia são suficientes, pode-se escolher qual o horário mais melhor para ingeri-la.

No café da manhã é ótimo no iogurte ou nas frutas. No almoço pode ser acrescentado na salada e até na sobremesa.

No lanche da tarde misturada em um suco e a noite na sopa auxilia a aumentar a saciedade.

Leve um potinho para o trabalho e se você faz suas refeições na rua fica fácil de inclui-la no seu cardápio.

Tem goste de deixá-la de molho em água antes de consumir, desta forma complica um pouco na hora de comer, porque ela fica gelatinosa, mas não há problema em usá-la deste jeito.

Em receitas incluir 1 colher de sopa como forma de enriquecer a massa de tortas, pães e bolos.

Em nossa página de receitas tem uma incrível gelatina feita com chia. Clique aqui e veja a receita.


Qualquer pessoa consegue consumir semente de chia?

A princípio não há restrições, mas pessoas com tendências de intestinos soltos talvez intensifique as idas ao banheiro, vale a pena testar e observar seus efeitos.


Diabéticos podem fazer uso da semente de chia?

Sim é um excelente alimento no controle do diabetes.


É benéfico o consumo por crianças?

Rica em cálcio e com quantidades significativas de ferro é um ótimo alimento para incluir na refeição da criançada.


Quem tem colesterol alto é recomendado consumir semente de chia?

Deve incluir na dieta, pois é rica em Ômega 3 o que é bem importante no controle do colesterol.


É indicado para pessoas com diverticulite?

Não, pois é uma semente e não deve ser consumida para quem tem esta doença.


Quanto posso consumir de semente de chiadiariamente?

Sugerido de uma a duas colheres de sopa por dia.


Qual o melhor horário para comer chia?

Não há um horário determinado, mas algumas pessoas relatam sentir o estomago bastante cheio quando consumida a noite. Recomendamos também evitar seu consumo junto com medicamentos, seu alto teor de fibras talvez interfira na absorção do remédio.

Sempre procure a orientação de um médico ou nutricionista, cada pessoa é única e desenvolve necessidades especificas.

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Este blog é apenas informativo e em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.



ESTE CONTEÚDO FOI EXTRAÍDO DO NOSSO BLOG EMPÓRIO MANJERICÃO

Leia a material completa em nosso blog: https://blog.emporiomanjericao.com.br/beneficios-da-chia/

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