top of page

Cebola, muito mais que um tempero.



A cebola é um alimento muito difundido na culinária brasileira, sendo a base de diversos pratos. No entanto, muito mais que um tempero, trata-se de uma hortaliça repleta de benefícios para o organismo, além de ser utilizada de diferentes maneiras.


Entre os seus nutrientes, destacam-se as vitaminas do complexo B e os sais minerais, como o cálcio e o ferro. Mas a cebola possui ainda proteínas, fibras, vitamina A e C, bem como potássio, fósforo, silício e magnésio.


O alimento conta ainda com formatos variado, como redondo, achatado e em forma de pera. A sua coloração também pode variar, assim, são encontrados bulbos brancos, amarelos e roxos.


Tem interesse no assunto e quer saber mais? Então, continue com a leitura deste artigo e confira nos tópicos a seguir muitas dicas e informações a respeito da cebola.

• Uso em chás da cebola

• Aplicação da cebola na cultura popular

• Benefícios da cebola para a saúde


Uso em chás da cebola

Embora não seja o seu uso mais comum, é possível fazer chá de cebola, sendo que em geral recomenda-se usar a sua casca, uma vez que é nela onde estão a maior parte dos nutrientes que o alimento apresenta.


Para preparar o seu chá, é preciso remover a casca da cebola, separando as partes mais limpas, intactas e que não estejam mofadas, depois lave-a bem e pique. O chá também pode receber uma colher de sopa da própria cebola, sendo que para essa quantidade recomenda-se o uso de um litro de água.

Coloque a água para ferver e quando estiver no ponto adicione a cebola e a sua casca, deixando em fogo baixo por alguns minutos. Após amornar, basta coar e servir. O chá de cebola pode ser adoçado com mel e até mesmo receber outros ingredientes.


Entre eles, casca de abacaxi e rodelas de gengibre, nesse caso, é possível acrescentar os demais ingredientes à água fervente. E para deixar o chá ainda mais nutritivo, indica-se usar a cebola roxa, que possui valor elevado de antioxidantes.


Aplicação da cebola na cultura popular

A cebola serve para iniciar um variado número de pratos da culinária brasileira e de muitos outros países. Assim, serve com um condimento poderoso na hora de realçar o sabor dos alimentos. Além disso, a cebola pode ser consumida crua em salas e entradas.


Nesse caso, recomenda-se escaldá-la com água fervendo para que o seu gosto não esteja tão intenso. A cebola crua oferece uma maior quantidade de nutrientes e, por consequência, mais benefícios para a saúde. A hortaliça combina ainda com receitas de patês, pães e biscoitos e pode até ser frita à milanesa.


Mais uma dica de consumo é assá-la com casca, no espeto, quando se torna um ótimo acompanhamento do churrasco. Outra receia famosa é a sopa de cebola, muito consumida na França, quando é acompanhada de queijo e pão.


Além do chá de cebola para tratar gripes e tosses, ela pode ser usada de outra forma, em um preparo que se assemelha a um xarope. Para tanto, é preciso lavar bem uma cebola, amassá-la e adicionar açúcar, bem como deixá-la descansando por uma noite.


Na manhã seguinte, basta peneirá-la e beber uma colher do líquido que se originou duas vezes ao dia. É usada ainda para tratar ferimentos, quando é preciso colocar uma rodela fina em uma xícara com água fervida. Após esfriar, basta aplicar o líquido com o uso de uma gaze sobre o ferimento.


A cebola é útil até para tratar alergias e picadas de insetos. Para esse uso, recomenda-se friccionar uma cebola no local que sofre com a picada ou alergia.


Benefícios da cebola para a saúde

A cebola conta com propriedades anti-inflamatórias, antivirais, antifúngicas e antibacterianas, bem com efeitos anticancerígenas, hipoglicemiantes e antioxidantes. Por isso, o seu uso é adequado para uma série de situações.




Veja a seguir quais são as principais vantagens de incluir a cebola no seu cardápio diário.


• Ajuda a reduzir os níveis do colesterol LDL e dos triglicerídeos

A cebola possui uma substância chamada saponina, um antioxidante que auxilia a reduzir os níveis do colesterol LDL, conhecido ainda como colesterol ruim, e dos triglicerídeos. Por consequência, são menores as chances de uma pessoa desenvolver doenças cardíacas, a exemplo do infarto e aterosclerose.


• Auxilia a diminuir a pressão arterial

Os antioxidantes presentes na cebola, bem como o composto aliina, fazem com que haja o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que contribui para a adequada circulação do sangue. Essas substâncias também têm potencial para reduzir a formação de coágulos sanguíneos, evitando assim, casos de AVC.


• Facilita o controle de açúcar no sangue

A quercetina e os compostos sulfurados da cebola contam com propriedades hipoglicemiantes, o que significa que ajudam indivíduos com diabetes a regular o nível de açúcar do seu sangue. Da mesma forma, ajudam a evitar o desenvolvimento da doença em pessoas com pré-diabetes ou predisposição.


• Contribui com o tratamento de doenças respiratórias

A cebola é uma ótima aliada do tratamento de doenças que envolvem o sistema respiratório, entre elas, resfriados, asma, amigdalite e alergias. Isso se dá graças as suas propriedades antimicrobiana e anti-inflamatória.


• Consegue diminuir as secreções

Mais uma propriedade da cebola é a sua ação expectorante, dessa maneira, ajuda a reduzir as secreções decorrentes dos problemas respiratórios. Além disso, ajuda a reduzir a tosse, contribuindo com os tratamentos.


• Promove a melhora da flora intestinal

A inulina é mais uma substância benéfica da hortaliça e possui a função de ativar as bactérias que contribuem com a absorção e posterior eliminação de alimentos. Dessa forma, o alimento promove a saúde da flora intestinal, o que diminui as chances de ocorrer constipação, diarreia e outros problemas.


• Previne o envelhecimento precoce das células

Os antioxidantes da cebola são muito eficientes na hora de prevenir o envelhecimento das células do corpo e, por consequência, ajudam a evitar os danos causados pelos radicais livres. Desse modo, auxilia ainda na prevenção de muitas doenças, inclusive, de alguns tipos de câncer.


· Leia também em nosso blog:


Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




76 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page