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DO BLOG MANJERICÃO

  • arthurmondini

Colágeno em pó - Como usar e seus benefícios?


O colágeno em pó é uma proteína de origem animal popularmente conhecida por garantir firmeza à pele também pela sua ação anti-idade.


Portanto, esse nutriente também é fundamental para as estruturas do corpo humano, em especial os ossos e cartilagens, tornando-se um aliado durante a prática de exercícios físicos.


Dessa maneira, quem deseja a hipertrofia precisa garantir a saúde e manter o funcionando do corpo da melhor maneira possível para fazer as atividades, garantindo treinos excelentes.


Todavia, o colágeno não serve somente para isso, ele conta com outras vantagens e benefícios impressionantes.


Sabendo disso, confira abaixo mais sobre o colágeno em pé, entendendo como utilizá-lo e o que você obtém com o consumo dele. Veja!


O que é?

O colágeno consiste em um suplemento alimentar, desenvolvido a partir de ossos e de cartilagem bovina, que pode ser usado para garantir a produção de colágeno natural pelo organismo, auxiliando a melhorar o aspecto da pele, bem como o fortalecimento das articulações, cabelo e unhas.


Por conta disso, ele pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias e drogarias.

Inclusive, na sua forma em pó o consumo é ainda melhor, pois você consegue usufruir de vários benefícios.


Aliás, é válido citar que a suplementação com colágeno em pó tende a ser recomendada a partir dos 30 anos.


Todavia, ele também pode ser usado mais cedo por pessoas, pois, como mencionado, uma série de benefícios é atrelado a utilização dele.


Para que serve?

O colágeno em pó serve em especial para garantir a elasticidade e a firmeza da pele, assim como promove o fortalecimento das articulações.


A razão para isso é que o colágeno é a proteína encontrada em maior abundância do organismo, responsável pela formação de diversos tecidos, como:

  • · Pele;

  • · Cartilagem;

  • · Ossos;

  • · Tendões.

Sem contar que ele também tem como responsabilidade proteger os órgãos, sendo essencial para a manutenção de diversas estruturas do corpo.


Afinal de contas, à medida que se vai envelhecendo o organismo diminui a produção de colágeno, o que resulta em uma flacidez maior da pele e dor nas articulações, por exemplo.


Além disso, existem outras situações que também podem impedir a produção de colágeno, como fumar e ficar exposto ao sol diretamente e também ser portador de algumas doenças.


Benefícios do colágeno em pó

Mas afinal, quais os benefícios de consumir o colágeno em pó? Bom, existem vários. Confira abaixo os principais!


Contribui para a saúde da pele

A proteína tem como principal funcionalidade fortalecer, hidratar e garantir a elasticidade da pele.


É interessante entender que a produção de colágeno diminui a partir dos 30 anos, logo é muito importante ingerir alimentos e suplementos que apresentam a substância.


Dessa forma, é possível contribuir assim para o retardamento do envelhecimento da pele, evitando o surgimento de rugas e o aspecto de ressecado.


Segundo as informações do site Healthiline, um estudo divulgado no PebMed mostrou que as mulheres que fazem uso de suplementos, cada um contendo, 2,5 a 5 gramas de colágeno, por 8 semanas mostram diminuição no ressecamento.


Além disso, pode-se perceber que houve um aumento significativo na elasticidade em comparação com aquelas que não fazem uso do suplemento.


Alivia dores nas articulações

O colágeno em pó é também um verdadeiro aliado da cartilagem, tecido responsável por proteger as articulações.


À medida que a idade avança, a produção da sustância diminui no organismo, aumentando as chances de desenvolvimento de doenças, como é o caso da osteoartrite.


Portanto, colágeno age diminuindo as dores e reduzindo os sintomas das doenças que atacam as articulações, garantindo assim uma melhor qualidade de vida.


Impede a perda óssea

Os ossos são feitos principalmente de colágeno, que, em quantidades saudáveis, garantem força e estrutura.


Dessa forma, sem eles, os ossos tendem a ficar fracos e isso aumenta o risco de fraturas, além de se está sujeito a doenças como a osteoporose, condição em que o osso se torna frágil e quebradiço.


Age na massa muscular

Cerca de 1% a 10% do tecido muscular é composto de colágeno. A proteína é responsável por garantir que os músculos fiquem fortes, além de trazer ganho de força e redução da gordura.


Segundo um estudo publicado na NCBI, especialistas apontam que a substância é benéfica para o aumento da massa muscular em pessoas com sarcopenia, condição natural e progressiva de perda de massa muscular, relacionada ao envelhecimento.


Além de ser bastante utilizada após os treinos, o colágeno em pó promove a estimulação da creatina.


Mais saúde para o coração

Ainda segundo outro estudo feito pela NCBI, pesquisadores apontam que a ingestão de suplementos a base de colágeno contribui para diminuir as chances do surgimento de doenças relacionadas ao coração.


Sem contar que os especialistas concluíram ainda que a baixa ingestão de colágeno está ligada aos vasos sanguíneos frágeis, o que deixa o corpo exposto a várias enfermidades.


Como tomar colágeno em pó?

Hoje a quantidade recomendada é de 8 a 10 gramas diariamente, que pode ser ingerida juntamente com uma refeição, em qualquer momento do dia.


O melhor tipo é o hidrosilado, uma vez que ele é absorvido mais facilmente pelo intestino.

No mais, o pó de colágeno pode ser encontrado com ou sem sabor, devendo ser diluído em água, sucos, vitaminas ou sopas.


Além disso, é válido mencionar que a ingestão de vitamina C juntamente com colágeno é essencial, uma vez que se potencializa os seus efeitos no organismo.


Portanto, o aconselhado é diluir o colágeno ou tomar juntamente com uma fonte de vitamina C, como suco de limão, tangerina ou abacaxi, por exemplo.


Conclusão

Com todas essas informações agora você já pode consumir o colágeno em pó da forma correta, aproveitando todas as vantagens e benefícios que ele pode trazer.


Afinal de contas, essa substância garante muito mais saúde e bem-estar para a sua vida.


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