top of page

Chás para problemas de digestão


Existem diversos chás para problemas de digestão e são conhecidos por serem excelentes para o sistema gastrointestinal.


Através do consumo dessas bebidas é possível acabar com aquela sensação de inchaço que acomete após um almoço ou jantar, por exemplo.


Isso porque, eles são antioxidantes, conseguindo acelerar efetivamente o metabolismo e combatendo até mesmo inchaço que gera tanto incômodo.


Mas afinal, quais são os chás para problemas de digestão mais indicados? Bom, nós listamos alguns dos principais abaixo. Veja!


Chá de espinheira santa

Vamos começar falando de um chá que é bastante conhecido por ajudar a digestão, o de espinheira santa, que tem nas suas propriedades substâncias que ajudam a estimular o processo digestivo.


Além disso, é um chá rico em vitamina C, bem como agentes anti-inflamatórios, taninos e flavonoides, por exemplo.


Então, essa erva de espinheira santa tem a utilização medicinal datada de bastante tempo, sendo conhecida por ajudar no combate e tratamento de várias doenças, como;

· Constipação;

· Gastrites;

· Flavonoides e muitos outros.


Chá de boldo

É claro que o de boldo não poderia ficar de fora dessa lista de chás para problemas de digestão.

Isso porque, o boldo já tem a fama de ser um bom fitoterápico, pois contribui para ajudar na digestão das gorduras, além de ser um excelente chá para emagrecer também.


Como tem propriedades medicinais, ele é excelente para tratar problemas inflamatórios, sendo indicado até mesmo para quem está sofrendo com resfriado, por exemplo.


Atenção: O boldo tem o princípio ativo da boldina, logo pode causar problemas no fígado. Sendo assim, não deve em hipótese alguma ser consumida de forma exagerada e nem mesmo por gestantes.


Chá de carqueja

Dentre os chás para problemas de digestão um dos mais interessantes é o de carqueja, pois ele combate gases e até mesmo é conhecido por promover o emagrecimento saudável.


Isso se explica porque ele tem efeito diurético, ou seja, após o seu consumo ele estimula a retenção de líquidos e isso ajuda tanto no sistema digestivo, quanto na perda de peso.


Contudo, o chá de carqueja também deve ser consumido de forma consciente, pois em grandes quantidades pode causar efeitos colaterais e não deve ser ingerido por grávidas e lactantes.


O chá de carqueja também é conhecido pelos seus efeitos na ressaca. Então após abusar da bebida tome um chá de carqueja.


Chá de erva doce

Além de todas as bebidas vistas aqui, você tem também o de erva doce como uma opção de chás para problemas de digestão.


Inclusive, vale mencionar que nesta lista ele é o mais suave de todos, por isso, é muito indicado para quem não gosta tanto assim de chá, mas que usufruir das vantagens que ele oferece.


Neste caso específico do chá de erva doce, ele é ótimo para diminuir o inchaço, pois estimula a produção de gases. Além de ser excelente para tratar cólicas e problemas intestinais.


É um chá muito utilizado para tratar cólicas intestinais de crianças, seu sabor é agradável e suave.


Qual melhor chá para problemas de digestão?

Você viu aqui diversos chás para problemas de digestão e todos eles são excelentes para este objetivo. Então, se você quer acabar com problemas relacionados ao sistema digestivo, é só escolher o que melhor agrada o seu paladar.


Como você deve ter notado, há várias opções e com diversas ervas e plantas, assim você pode apostar na diversidade para não enjoar.


Isso porque, além de ser excelentes para digestão, esses chás também promovem bastante saúde.


Quantidade correta

Quando se fala em chás para problemas de digestão, você deve se atentar ainda a outro detalhe: a quantidade!


Assim como acontece com qualquer bebida, o exagero não é indicado e de acordo com os especialistas o ideal é que você consuma no máximo 3 xícaras de chá por dia.


Portanto, não ultrapasse essa quantidade, visto que você pode acabar sofrendo com efeitos colaterais.


Como preparar um chá

Folhas, caules e flores

Adicionar 1 xícara (250ml) de água fervente sobre 1 colher de chá (5g) da erva, tampar, deixar em repouso por 15 minutos e coar. Então, estará pronto para ser consumido. Não adoçar.


Raízes e cascas

Em uma caneca coloque 1 xícara (250ml) de água e acrescente 1 colher de chá (5g) da erva, ferva por dois minutos, desligue e tampe, deixar em repouso por 15 minutos e coar. Então, estará pronto para ser consumido. Não adoçar.


Quando o chá tiver mais de uma erva, primeiro faça a que deve ser fervida, no caso raízes e cascas.

Em uma caneca coloque 1 xícara (250ml) de água e acrescente 1 colher de

chá (5g) da erva, ferva por dois minutos, desligue o fogo.


Coloque a segunda erva no caso flores, folhas ou cale e deixe em repouso por 15 minutos e coar. Então, estará pronto para ser consumido. Não adoçar.


Conclusão

Gostou de conhecer os chás para problemas de digestão? Agora é só recorrer a eles quando sentir qualquer problema no seu sistema digestivo. Eles são excelentes e benéficos para a saúde.




Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




66 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page