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DO BLOG MANJERICÃO

Comer pão engorda?



Para muitas pessoas, comer pão no café da manhã é um dos costumes mais tradicionais. No entanto, é normal que vez ou outra se fale dos malefícios desse alimento, fazendo com que os indivíduos pensem em mudar o seu hábito de comer pão todos os dias.


Entre o que se fala a respeito desse alimento, o mais repetido é que comer pão engorda. Se você quer saber se isso realmente é verdade e se existem benefícios em mantê-lo no seu cardápio continue com a leitura do artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir.


• Nutrientes do pão e como agem no organismo

• Benefícios de comer pão e outros carboidratos


Nutrientes do pão e como agem no organismo

Embora haja outros ingredientes, o pão é principalmente fabricado com farinha de trigo, normalmente, branca, o que significa que pode ser classificado como um carboidrato refinado ou simples. Esse tipo de nutriente é absorvido pelo organismo de maneira rápida depois de ingerido.


Por consequência, pode levar a picos de insulina, sendo que quando essa situação se repete com frequência existe o risco de desencadear um quadro de diabetes.


No entanto, mesmo antes disso ocorrer, os picos de insulina, que se caracterizam por grandes níveis de açúcar no sangue, podem causar o acúmulo de gordura do organismo, causando o sobrepeso e mesmo a obesidade.

Com essa explicação, pode parecer que o pão engorda e é um grande vilão da perda de peso e da saúde. Mas não e bem assim. Isso ocorre porque, assim como o pão, existem muitos outros alimentos ricos em carboidratos simples que não precisam ser eliminados da dieta, mas sim, consumidos com parcimônia.


Além disso, quando o pão é ingerido com outros alimentos, como os que são fontes de proteínas e boas gorduras, é possível reduzir o seu pico de insulina. Ou seja, combinado a outros alimentos, o pão é digerido de maneira mais lenta, de modo que reduza o seu índice glicêmico.


E mais, como veremos mais adiante, os carboidratos, inclusive, os simples são importantes fontes de energia para o corpo. Claro que o mais adequado é consumi-los com moderação, em especial, quando não existe uma rotina de atividades físicas.


Mas quem se exercita com regularidade deve ingerir pão e outros alimentos ricos em carboidratos, pois o organismo precisa de ainda mais energia para se manter em pleno funcionamento. Deve-se também levar em consideração o que se come junto com o pão.


Mesmo que seja importante ingeri-lo com outros alimentos para que não cause um pico de insulina, é preciso escolher opções saudáveis. Alimentos muito gordurosos e com açúcar não são as melhores opções.


Mais uma dica é dar preferência para as versões integrais de pão e demais alimentos ricos em carboidratos, como as massas e o arroz. De qualquer forma, moderação é palavra-chave para que a resposta seja não, o pão não engorda.




Benefícios de comer pão e outros carboidratos

Além de não engordar quando consumido de modo adequado, o pão oferece muitas vantagens para o organismo. Veja quais são as principais a seguir.


• É uma eficiente fonte de energia

Um dos mais importantes benefícios de comer pão e outros carboidratos é que eles conferem energia para o organismo e, por consequência, as pessoas conseguem executar as suas atividades do dia a dia com muita disposição.


Nesse sentido, o pão consumido no café de manhã se torna um grande aliado para quem precisa enfrentar um dia repleto de tarefas. Além disso, é importante entender que a glicose que existe no pão e em outras fontes de carboidratos serve como combustível para o cérebro funcionar.


Afinal, pense quando você ficou horas sem comer, é bem provável que tenha tido muita ou, pelo menos, alguma dificuldade para trabalhar, estudar, se concentrar e tomar decisões. A falta de carboidratos por longos períodos pode causar ainda sintomas como tontura, tremedeiras e irritabilidade, além de outros.


Isso acontece também porque o pão e os demais alimentos ricos em carboidratos possuem vitaminas do complexo B, que ajudam a manter o cérebro saudável, principalmente, a boa memória.


• É um grande aliado das atividades físicas

Quem pratica exercícios físicos regulares encontra nos pães um importante aliado. Afinal, antes das atividades físicas, esse alimento tem o poder de fornecer a energia necessária para o corpo, de modo que se tenha mais disposição para a realização de exercícios e esportes.


Já depois do treino, os pães auxiliam o organismo a recuperar a energia gasta com a atividade, além de promover a recuperação muscular e evitar a fadiga. Nesses casos, os pães brancos são os mais indicados, pois eles são digeridos de forma mais rápida e oferecem os benefícios com agilidade.


Temos uma grande variedade de pães integrais


• Prolonga a sensação de saciedade por mais tempo

Quando o pão for integral, o organismo demora mais para digeri-lo e, por consequência, aumenta a sensação de saciedade, o que significa que a pessoa vai demorar mais para sentir fome novamente. Isso ocorre porque as versões integrais são mais nutritivas, em especial, possuem mais fibras.


Além disso, os carboidratos complexos são fontes de magnésio e fósforo, que são minerais essenciais para a adequada formação e manutenção dos ossos.


• Promove a formação de serotonina

Mais um bom motivo para consumir pão é que os carboidratos têm papel importante na formação do neurotransmissor chamado de serotonina. Ele é um dos responsáveis pelo bom humor e pela sensação de bem-estar.


• Ajuda a saúde do coração

O consumo de pão de maneira apropriada pode se tornar também um grande aliado do sistema cardiovascular. Afinal, quando a pessoa não consome carboidratos, a função vascular e de circulação ficam prejudicadas.


• Praticidade nas refeições

Além de ser delicioso, o pão é um alimento que pode conferir muita praticidade para a rotina, já que pode ser combinado com outros alimentos e consistir em uma refeição completa ou em um lanche saudável.


Para garantir esse benefício, os pães devem ser combinados com vegetais folhosos, como alface e rúcula, hortaliças, como tomate, cenoura e pepino, e fontes de proteína, como ovos, queijo magro e carnes brancas.



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