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DO BLOG MANJERICÃO

Pimenta e seus benefícios



Com certeza você já deve ter escutado por aí sobre a pimenta e seus benefícios, não é mesmo?

Afinal de contas, ela é amada por uns e odiada por outros, mas todos sabem que ela é benéfica para a saúde.


Portanto, dar aquele toque delicioso de ardência para as comidas não é somente a função principal das pimentas, elas ainda oferecem uma série de vantagens.


Todavia, você sabia que a pimenta e seus benefícios não aparecem apenas de uma única maneira? Há várias delas e cada uma conta com vantagens diferentes.


Sendo assim, abaixo você vai conferir sobre as principais e o que elas podem oferecer para a sua saúde como um todo. Confira!


Pimenta do reino

A pimenta do reino é uma das mais conhecidas, costuma aparecer em três cores (preta, branca ou verde) e funciona como uma espécie de agente bacteriano.


A origem dessa pimenta é da Índia e ela tende a ser recomendada para compor pratos mais salgados, funcionando bem com peixes e até frangos. Além disso, ela pode ser interessante ainda na composição de molho de filés, por exemplo.


Agora falando dos benefícios da pimenta do reino, as três merecem destaque por ajudar na melhor absorção dos nutrientes, o que é possível em razão de uma substância denominada de piperina, através da estimulação do sistema digestivo e da retenção de água.


Além disso, esta pimenta pode ser vista ainda como um agente bacteriano, uma vez que atua diretamente na destruição desses micro-organismos.




Pimenta rosa

Quando fala em pimenta e seus benefícios, vale a pena mencionar ainda a chamada pimenta rosa, que tem origem brasileira, sendo ela fruto da árvore aroeira.


A principal característica dela é o seu sabor mais suave, porém ao mesmo tempo com aroma bem marcante.


Sem contar que a pimenta rosa é bastante versátil, sendo utilizada nos mais diferentes pratos, tantos os doces quanto os salgados.


Agora para falar sobre as suas vantagens tudo se torna ainda mais interessante, visto que ela é antioxidante e conta com nutrientes fundamentais, como vitaminas e o cálcio, por exemplo.

A pimenta rosa ainda se destaca por fazer muito bem ao sistema circulatório, evitando o surgimento de inflamações e ainda compõe uma lista de alimentos que, de acordo com pesquisas, ajuda na prevenção do Alzheimer.


Pimenta caiena

A pimenta caiena é resultado de uma mistura de diversas pimentas vermelhas, sendo, inclusive, a mais ardida, logo tende a ser utilizada constantemente em pratos mexicanos.


Contudo, o seu sabor forte e bem característico não é o único fator que faz com que ela se destaque: a pimenta caiena ainda é considerada a que mais garante benefícios medicinais.


Para início de conversa, ela é um excelente antialérgico e antifúngico, podendo assim funcionar para o tratamento de:

· Resfriados;

· Gripes;

· Dores de cabeça.


E, como se não bastasse essa vantagem e tanta, ela também faz muito bem para o coração, melhorando a imunidade e contribuindo para a proteção do estômago, impedindo a formação de úlceras.



Pimenta chilli

Ainda falando sobre a pimenta e seus benefícios, é válido mencionar a chamada pimenta chilli, que tem o sabor bastante picante.


Só para se ter uma ideia, ela produzida por um dos mais de 100 tipos de pimenta malagueta seca e moída.


Em razão disso, ela é bastante interessante para substituir a pimenta vermelha ou a pimenta calabresa.

Por conta do seu sabor extremamente picante, naturalmente ela é conhecida por ser utilizada em receitas mexicanas, mas faz parte também de pratos italianos.


É válido, aliás, dizer que a pimenta chilli é ideal para:

· Cremes;

· Molhos;

· Sopas;

· Frutos do mar;

· Carnes;

· Aves.


Agora falando sobre a pimenta e seus benefícios, é interessante mencionar que a chilli contém bastante vitamina, em especial A, B e C.


Além disso, ela é um poderoso antioxidante para o corpo, sendo capaz de estimular o colágeno e as proteínas do organismo.


Pimenta jamaicana

Para finalizar, você ainda tem a chamada pimenta jamaicana, que vem da América Central, em específico da Jamaica, por isso ela leva este nome.


Hoje é possível encontrá-la em três tipos, sendo eles:

· Branca – tende a ser mais suave, caindo muito bem em carnes e molhos;

· Preta – é muito mais incorporada, recomendada para as carnes vermelhas;

· Moída – pode ser incluída nos mais diferentes tipos de alimentos, ajudando a saborizar e aromatizar sopas, molhos, biscoitos e muito mais.


Agora para falar sobre os benefícios da pimenta jamaicana, é possível dizer que ela tem uma série de vantagens, merecendo destaque as seguintes:

· Ajuda a melhorar a saúde do couro cabeludo;

· Promove a melhor circulação do sangue;

· Reduz a oleosidade da pele;

· Contribui para a produção de colágeno e combate o envelhecimento precoce da pele;

· Tem propriedades antissépticas, antioxidantes e analgésicas.


Pimenta e seus benefícios

Além de tudo que você viu acima, ainda há vários outros benefícios em consumir a pimenta e aqui vamos listar alguns ainda. Confira:


· Facilita a digestão – consumir pimenta é uma maneira de aumentar a salivação e os níveis de secreção gástrica, logo o seu corpo se torna capaz de produzir mais suco gástrico, o que facilita o processo de digestão;


· Controla o colesterol – este condimento ainda é capaz de ajudar na redução dos níveis de colesterol ruim do sangue, o chamado de LDL, assim há uma melhora significativa na saúde cardiovascular;

· Acelera o metabolismo – a capsaicina é encontrada na pimenta, sendo uma substância responsável por aumentar a temperatura corporal e assim acelera o metabolismo, contribuindo para o emagrecimento;


· Inibe o apetite – a pimenta ainda é capaz de diminuir o apetite, fazendo com que você reduza a ingestão de alimentos;


· Melhora o humor – por fim, a pimenta ainda é capaz de contribuir para a produção de serotonina, ajudando na melhora do humor e diminuindo o estresse.


Conclusão

No mais, você já sabe sobre a pimenta e seus benefícios, conhecendo também os principais tipos e as vantagens que elas podem trazem para a sua saúde.

Diante disso, agora é só passar a incluir cada uma delas na sua alimentação, conseguindo assim ter uma melhor qualidade de vida.


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