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Principais benefícios dos cogumelos



Os cogumelos são alimentos altamente versáteis na culinária e não oferecem só o benefício de possuírem poucas calorias, mas também de serem bastante nutritivos. Entre os seus principais nutrientes, é possível citar as vitaminas do complexo B, bem como as proteínas, as fibras e os antioxidantes.


Desse modo, dispõem de diferentes benefícios para o organismo. Além disso, existem diversos tipos de cogumelos comestíveis, sendo que eles podem ser refogados, assados, fritos, grelhados e mesmo consumidos como salada, bem como participar de uma imensa variedade de receitas.


Para conhecer aos principais tipos e os benefícios dos cogumelos, continue com a leitura deste artigo e veja nos tópicos a seguir muitas dicas e informações a seu respeito.


• Principais tipos de cogumelos

• Principais benefícios dos cogumelos




Principais tipos de cogumelos

Confira a seguir quais são os tipos de cogumelos mais fáceis de encontrar para preparar as mais deliciosas receitas.


• Shiitake

O mais comum é encontrar esse tipo de cogumelo desidratado, o que exige que para a sua preparação seja adicionada água quente. Isso faz com que ele seja hidratado e, assim, possa ser usado nas receitas.


O shiitake se caracteriza pela sua cor marrom escura e combina, em especial, com receitas de molhos e sopas, mas também acompanhar muito bem os mais variados tipos de massas.


• Shimeji

É um cogumelo facilmente encontrado fresco que é fonte de potássio, fósforo, magnésio, ferro, selênio e vitamina B3 e C, além de ajudar no controle da pressão arterial.


Embora combine com muitas receitas, pode ser preparado de maneira simples, somente sendo refogado na manteiga ou no azeite para servir de acompanhamento de outros pratos.


• Funghi secchi

Essa é a denominação que se dá a qualquer cogumelo desidratado. O seu preparo exige, em geral, que seja lavado e deixado de molho em água morna por 30 minutos. Depois, eles podem ser apertados, para que saia todo o excesso de água, sendo que o líquido pode ser aproveitado na receita.


Além de potássio, fósforo e magnésio, conta ainda com cálcio, zinco e vitaminas do complexo B e vitamina C.


• Champignon ou paris

É um dos tipos de cogumelos mais conhecidos e também recebe o nome de paris. Em alguns locais, além de fresco, é encontrado em conserva.


É ainda um dos mais versáteis na culinária, além de ser rico em vitaminas do complexo B e vitamina C e D, bem como fósforo, cálcio, ácido fólico, selênio e em fibras do tipo beta-glucanos, as quais são importantes para regular os níveis de colesterol e evitar doenças intestinais.


• Portobello ou champignon marrom

O portobello é mais uma variedade de cogumelo, sendo que se trata do champignon mais maduro, o que lhe confere uma tonalidade mais escura, bem como um tamanho maior. O seu sabor é suave e também é fonte de vitaminas B2 e B3.




Principais benefícios dos cogumelos

Como você pode ver, os cogumelos são fontes de uma grande variedade de minerais, vitaminas e outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo como um todo. Veja a seguir quais são os principais benefícios dos cogumelos para a saúde.


• Contribui com a perda de peso

Quem deseja reduzir o consumo de calorias encontra nos cogumelos grandes aliados. Afinal, como já dito, mesmo pouco calóricos são altamente nutritivos, uma vez que são ricos em proteínas, água, fibras e minerais.


Desse modo, ajudam a saciar a fome, inclusive, porque possuem fibras do tipo beta-glucana, que prolongam a sensação de saciedade por mais tempo.


• Evita doenças do coração

Outro dos benefícios dos cogumelos é o fato de evitarem doenças cardíacas, porque possuem antioxidantes que garantem a saúde do coração, como é o caso do selênio e das vitaminas do complexo B. E mais, o potássio que contém ajuda a reduzir a pressão arterial e a manter o ritmo cardíaco.


Já a fibra do tipo beta-glucano promove o controle dos níveis de colesterol, reduzindo, em especial, o LDL, chamado ainda de colesterol ruim. Desse maneira, evita-se que se formem placas de gorduras que podem levar a complicações no sistema cardiovascular.


• Fortalece o sistema imunológico

As vitaminas do complexo B e o selênio são os principais responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico. Isso se dá porque esses nutrientes conseguem eliminar as toxinas do organismo que prejudicam o seu adequado funcionamento.


• Combate diferentes doenças

Mais um benefício dos cogumelos é que eles ajudam a combater diferentes doenças, pois contam com altos níveis de substâncias antioxidantes e com propriedades anti-inflamatórias. O beta-glucano mais especificamente previne a diabetes, já que regula os níveis de açúcar no sangue.


A anemia também pode ser combatida com os cogumelos, em decorrência das vitaminas do complexo B que possuem, sendo que elas promovem a formação de hemácias. Quanto ao ferro encontrado no alimento, ajuda o transporte de oxigênio para o organismo, também atuando no combate à anemia.


• Auxilia a saúde dos ossos

Além da exposição solar adequada e cuidadosa, é preciso consumir alguns alimentos para manter os níveis necessários de vitamina D no organismo. No entanto, a lista de alimentos é limitada e os cogumelos fazem parte dela.


Por isso, trata-se de ótimas opções para garantir a saúde dos ossos, já que essa vitamina é essencial para a sua manutenção. Além disso, a vitamina D contribui com a saúde dos músculos e dos dentes. Quanto aos ossos, o fósforo encontrado nos cogumelos é mais um importante aliado.


• Melhora o sistema nervoso

Entre os benefícios dos cogumelos está ainda a saúde do sistema nervoso, inclusive, porque esses alimentos são fonte de potássio e vitaminas do complexo B. Esses nutrientes têm papel fundamental na atividade adequada e saudável do sistema nervoso.


Incluir cogumelos na sua alimentação é fundamental para uma alimentação mais equilibrada. Use e abuse destes ingredientes na sua cozinha.


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