top of page

Os perigos dos adoçantes artificiais para a saúde


mesa de madeira com coentro e preparações de comidas veganas e vegetarianas

Os adoçantes artificiais costumam ser consumidos por aquelas pessoas que acreditam que eles são menos calóricos que o açúcar tradicional. Entretanto, segundo vários estudos recentes, esses adoçantes não são tão vantajosos assim.


De acordo com uma pesquisa feita em Harvard com 3 mil pessoas, notou-se um aumento de peso entre aqueles que consumiam bebidas com adoçante artificial.


O estudo foi feito por quase 8 anos e o IMC dos participantes teve um crescimento de mais de 45% em comparação àqueles que não tinham o hábito de consumir adoçantes.


Por isso, hoje vamos mostrar um pouco dos perigos dos adoçantes artificiais para a saúde. Acompanhe a seguir!

Mas afinal, o que são adoçantes artificiais?

Os adoçantes artificiais têm se tornado cada vez mais comum, pois são comercializados com a ideia de que se trata de produtos que melhoram a saúde e ajudam a manter a boa forma corporal.


No entanto, a realidade não é bem essa que é vendida. A verdade é que estes adoçantes, quando consumido em excesso, podem prejudicar a saúde tanto quanto o açúcar branco.


Isso porque, para dar o sabor adocicado, são utilizados ingredientes artificiais, como o edulcorante, por exemplo.


Por isso, ele é considerado um vilão da saúde. Aliás, a própria Organização Mundial da Saúde estabelece um limite de consumo do adoçante artificial. E esse limite depende do tipo adoçante escolhido. Veja:

  • Sacarina – 2,5 mg por quilo de peso;

  • Ciclamato – 11 mg por quilo de peso;

  • Aspartame – 40 mg por quilo de peso;

  • Sucralose – 15 mg por quilo de peso.


Caso não seja respeitado, efeitos colaterais podem ser sentidos em razão do consumo do adoçante artificial, como perda de humor, diarreia, dor de cabeça e muitos outros problemas.

Quais os perigos dos adoçantes artificiais para a saúde?

Agora que você entende o que é um adoçante artificial, chegou a hora de conhecer os perigos que ele traz para a saúde. Abaixo explicamos mais sobre eles!


Prejudica os dentes

Diversos adoçantes contém a sacarose, um componente que prejudica os dentes. Isso porque, incentiva a decomposição dentária, uma vez que os adoçantes não são capazes de serem fermentados pela placa dental.


Logo, isso faz com que ele acabe causando uma série de problemas para os dentes, especialmente as cáries.


Então, o consumo em excesso do adoçante artificial pode fazer com que você passe a sofrer com muitas cáries dentárias, o que leva até mesmo a perda dos dentes, caso não seja cuidada adequadamente.


Contribui para o ganho de peso

Apesar de muitos acreditarem que os adoçantes não favorecem o ganho de peso, a realidade é que eles contribuem para o aumento da gordura corporal, infelizmente.


Isso é explicado porque são utilizados ingredientes químicos na composição dos adoçantes. Logo, ao entrarem em contato com o organismo, eles causam estresses, favorecendo a liberação do cortisol.


Então, quando o cortisol é liberado em grande quantidade, ele leva ao aumento da gordura corporal. Por isso, é possível notar o ganho de peso, mesmo que sem nenhum motivo aparente.


Aliás, é por conta disso que muitos médicos sempre afirmam que o estresse pode acabar engordando.


Além disso, o ganho de peso também acontece porque os adoçantes artificiais não são reconhecidos como glicose pelo organismo. Então, acaba sendo natural que haja um maior desejo de carboidratos, como pão e bolachas.


Portanto, a pessoa acaba comendo bem mais do que necessário e, como era de se imaginar, acaba naturalmente engordando.

Problemas intestinais

Quem já sofre com problemas no intestino, como síndrome do intestino irritável, por exemplo, pode acabar sofrendo com mais desconfortos gastrointestinais, especialmente quando se faz o consumo de adoçantes artificiais como xilitol e manitol.


Assim, você acaba sentindo uma maior necessidade de ir ao banheiro, muitas vezes após o consumo do adoçante.


Contudo, os cientistas ainda não descobriram por que isso acontece. De acordo com alguns estudos, o problema deve estar relacionado às modificações que o adoçante causa na microbiota.


Maiores chances de problemas cardiovasculares

Doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração, como AVC, por exemplo. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que o adoçante, quando consumido em excesso, aumenta as chances de problemas cardiovasculares.


Apesar de também não estar muito clara a razão por que isso ocorre, acredita-se que seja porque o adoçante artificial provoca inflamação, um fator que desencadeia doenças cardiovasculares.


Por isso, se você faz o consumo de adoçantes artificiais, é melhor se atentar a quantidade, respeitando os limites determinados pela Organização Mundial da Saúde.

Como substituir os adoçantes artificiais?

Você pode substituir o adoçante artificial por outras opções mais naturais. Com isso, você mantém uma dieta mais saudável, reduzindo as chances de problemas de saúde.


Então, sabendo disso, vem conferir abaixo alguns produtos que podem substituir o adoçante na sua dieta. Veja a seguir!


Açúcar de coco

É uma opção que adoça e que é muito mais em conta que o adoçante artificial. Ele é obtido através da seiva do coqueiro, sendo desidratado pelo calor e assim se consegue este açúcar.


Diferente do artificial, ele tem nutrientes que são importantes para o organismo, como vitaminas do complexo B e fibras. Sem contar que o açúcar de coco ainda reduz o índice glicêmico, pois permite que a absorção dos carboidratos aconteça de forma lenta.


Adoçante stevia

A stevia é um dos adoçantes naturais mais utilizados e pode ser uma ótima substituída dos adoçantes artificiais. É feita a partir de uma planta nativa da América do Sul e tem dois componentes que conferem o sabor adocicado:

  • Esteviosídeo;

  • Rebaudiosídeo.


Em geral, é muito consumido por quem busca a perda de peso, uma vez que tem menos calorias e ainda substitui o açúcar de forma eficiente.


Conclusão

Agora você já conhece os perigos dos adoçantes artificiais para a saúde. Eles acontecem principalmente se o consumo for feito em excesso. Então, atenção a quantidade.


Porém, como visto, existem outras opções mais saudáveis que podem substituí-los, como é o caso dos adoçantes artificiais.





Gostou deste conteúdo? Compartilhe, curte, comenta, nos ajude a divulgar o melhor da alimentação natural.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.






49 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page