top of page

Os melhores alimentos para a saúde dos ossos


mesa de madeira com coentro e preparações de comidas veganas e vegetarianas

Os melhores alimentos para a saúde dos ossos

Consumir os melhores alimentos para a saúde dos ossos é fundamental para você que quer garantir qualidade de vida à medida que for envelhecendo, pois com o avanço da idade, naturalmente acontece a perda óssea.


Então, garantir ossos fortes é importante para ter independência, permitindo que você continue fazendo o que gosta ao longo da vida, sem sofrer com osteoporose ou qualquer outro problema que afete a sua mobilidade.


Portanto, com isso em mente, separamos hoje uma lista especial com os melhores alimentos para a saúde dos ossos. Acompanhe a seguir quais são eles!

Vegetais verdes

Começando a nossa lista de alimentos que ajudam na saúde dos ossos, temos os vegetais verdes. Eles são conhecidos por serem ricos em vitamina K, cálcio, vitamina C, potássio e muito mais.


Assim, são alimentos que trazem benefícios para os ossos, uma vez que todos os nutrientes e vitaminas presentes contribuem para a formação óssea, evitando infecções e inflamações.


Além disso, os vegetais verdes trazem outras vantagens para a saúde, como o emagrecimento saudável, melhora da pressão arterial, combate a anemia e mais.


Portanto, dentre os vegetais verdes para incluir na sua rotina alimentar estão:

  • Brócolis;

  • Couve;

  • Espinafre;

  • Rúcula.

Salmão

O salmão é um peixe do tipo gorduroso que é bastante rico em vitamina D, nutriente capaz de contribuir para a melhor absorção do cálcio no organismo.


Desse modo, o salmão é um alimento excelente para o sistema esquelético, ajudando no bom funcionamento dos ossos.


No mais, outras vantagens estão associadas ao consumo dele, como:

  • Melhora o funcionamento do sistema imunológico;

  • Ajuda no foco e concentração;

  • É um antioxidante natural;

  • Combate problemas ligados ao sistema nervoso central.


Leite e laticínios

Quando se fala em alimentos para a saúde dos ossos, não tem como deixar de fora o leite e laticínios. Eles são ótimas fontes de cálcio, uma substância muito conhecida por ajudar na formação e construção dos ossos.


Logo, dentro dessa categoria temos também queijos e iogurtes, que são ricos nesse mineral e podem ser ingeridos com o objetivo de melhorar a saúde óssea.


Em um copo de leite, por exemplo, você já consegue ter a recomendação de cálcio diária indicada pela Organização Mundial da Saúde, que é de 800 mg.


Ovos

Ovos também são alimentos que ajudam na saúde dos ossos. Eles são ricos em cálcio, fósforo, vitamina D, magnésio e muito mais. Assim, ajudam no fortalecimento ósseo.


O magnésio presente no ovo, por exemplo, se converte em vitamina D e aumenta a atuação da vitamina, possibilitando que o cálcio e o fósforo sejam melhor absorvidos pelo intestino.


Portanto, vale a pena adicionar ovos na sua dieta. O indicado é que o consumo deste alimento seja feito 3 vezes na semana, especialmente cozido ou frito em água.


Leite e laticínios

Quando se fala em alimentos para a saúde dos ossos, não tem como deixar de fora o leite e laticínios. Eles são ótimas fontes de cálcio, uma substância muito conhecida por ajudar na formação e construção dos ossos.


Logo, dentro dessa categoria temos também queijos e iogurtes, que são ricos nesse mineral e podem ser ingeridos com o objetivo de melhorar a saúde óssea.


Em um copo de leite, por exemplo, você já consegue ter grande parte da recomendação de cálcio diária indicada pela Organização Mundial da Saúde, que é de 800 mg.


Ovos

Ovos também são alimentos que ajudam na saúde dos ossos. Eles são ricos em cálcio, fósforo, vitamina D, magnésio e muito mais. Assim, ajudam no fortalecimento ósseo.


O magnésio presente no ovo, por exemplo, se converte em vitamina D e aumenta a atuação da vitamina, possibilitando que o cálcio e o fósforo sejam melhor absorvidos pelo intestino.


Portanto, vale a pena adicionar ovos na sua dieta. O indicado é que o consumo deste alimento seja feito 3 vezes na semana, especialmente cozido ou frito em água.

Banana

A banana também é um dos alimentos essenciais para a saúde dos ossos. Como é muito popular no Brasil, fica fácil incluí-la na sua dieta. Rica em potássio, ela ajuda não apenas na saúde óssea, mas também de forma geral.


Essa fruta é muito conhecida por combater a cãibras, por exemplo, além de combater doenças que estão ligadas ao sistema esquelético.


Então, para o resto do corpo, ela melhora a digestão, pois é rica em fibras, além de regular a pressão arterial. Logo, é só adicioná-la na sua dieta, seja no seu consumo cru ou como ingrediente de pratos doces e salgados.


Tofu

Essa é uma opção excelente para os veganos que querem consumir mais alimentos para a saúde dos ossos. O tofu é uma ótima opção, ele se trata de um alimento asiático feito a partir da soja.


É muito conhecido por ter diversos nutrientes, como é o caso da isoflavona, capaz de absorver melhor os nutrientes e ajudar também no fortalecimento dos ossos.


Como se não bastasse isso, o tofu também tem bastante cálcio e potássio. Logo, ele fortalece a estrutura dos ossos e evita fraturas, além de problemas como artrite reumatóide e osteoporose.


Hoje o tofu pode ser consumido de diversas maneiras, como ingrediente principal ou em saladas, por exemplo.

Semente de linhaça

A semente de linhaça também está entre os melhores alimentos para a saúde dos ossos. Rica em ômega 3, ela ajuda a diminuir a perda óssea à medida que você vai envelhecendo.


Além disso, a semente de linhaça também tem bastante cálcio e magnésio. Logo, fortalece os ossos e evita problemas ligados à saúde óssea, como artrite, por exemplo.


Existem vários tipos de sementes de linhaça. Tanto a versão marrom, quanto a versão dourada da linhaça trazem esses benefícios e podem fazer parte da sua dieta.


O indicado é que você as consuma em saladas, sucos, vitaminas, massas de pães. Além disso, combinam também com bolos e farofas.


Frutos secos

Frutos secos também ajudam no fortalecimento dos ossos, pois costumam ter minerais que ajudam na saúde óssea e assim devem fazer parte da sua alimentação.


Outro ponto importante sobre os frutos secos é que eles também possuem bastante ferro. Logo, são capazes de combater a anemia e agem como antioxidantes, evitando doenças degenerativas.


Por fim, neles você encontra também alto teor de cálcio e ômega-3, que auxiliam na densidade óssea e previne a osteoporose. Portanto, dentre os frutos secos para fazer parte da sua alimentação estão:

  • Tâmaras;

  • Figos;

  • Damascos;

  • Amêndoas.

Além de todos esses alimentos, vale mencionar outros que contribuem para a saúde dos ossos também, como:

  • Tomate;

  • Castanhas;

  • Sardinhas;

  • Cereais integrais;

  • Soja;

  • Castanha-do-pará.

Conclusão

Estes são alguns dos melhores alimentos para a saúde dos ossos que devem fazer parte da sua rotina alimentar. Com eles, você garante mais qualidade de vida, pois o fortalecimento ósseo se faz ainda mais necessário à medida que envelhecemos.




Gostou deste conteúdo? Compartilhe, curte, comenta, nos ajude a divulgar o melhor da alimentação natural.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.






41 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
  • Qual é o horário de funcionamento?
    Horários de funcionamento da loja física: De segunda a sexta-feira das 9h30 às 19h30 Aos sábados das 9h30 às 17h30 Fechado aos domingos e feriados.
  • Quais as medidas de segurança dos produtos a granel?
    Cumprimos todas as normas determinada pela Vigilância Sanitária de São Paulo: • Nossos produtos são armazenados em potes de acrílico, que são 100% esterilizáveis, não pegam cheiro, não deixam resíduos e mantem sempre os produtos frescos. • Não compramos em grandes quantidades, desta forma temos sempre produtos frescos. • Nossos fornecedores são homologados e possuem laudo técnico dos produtos. • A cada novo lote de produto, lavamos e esterilizamos os potes para novo abastecimento, não misturamos produtos velhos com produtos novos
  • Como funciona nosso delivery?
    Entregamos nossos produtos para todo o Brasil, você pode comprar pela nossa loja virtual www.loja.emporiomanjericao.com.br Produtos congelados e resfriados as entregas são realizados no mesmo dia. O prazo de entrega e o valor do frete varia de acordo com o endereço do cliente, ao comprar em nossa loja virtual você já fica sabendo quanto vai pagar e quando receberá. A feira orgânica são entregues apenas as quartas feiras, para mais informações envie um WhatsApp para 11 97052-5630. Não recebemos pedidos pelo WhatsApp e nem por telefone.
  • Quais são as formas de pagamento?
    Loja física e entrega de feira orgânica: dinheiro, Débito, Credito, Cartão Alimentação, Cartão Refeição. Loja virtual: deposito bancário, transferência, PIX, cartão de credito, cartão de debito e boleto. BANDEIRAS ACEITAS: Visa, Master, Elo, Hipercard, Sodexo, VR, Alelo, Bem Visa Vale, Verocard, GreenCard e Ticket Alimentação. 🚫Não aceitamos cartão TICKET REFEIÇÃO
  • Como funciona a feira orgânica?
    Recebemos produtos frescos todas as quartas-feiras, antes disso não sabemos as disponibilidades nem o que receberemos. Para ser informado do que chegou envie uma mensagem para nosso WhastApp 11 97052-5630 com a seguinte frase “QUERO RECEBER FEIRA ORGÂNICA”, desta forma você será informado dos itens disponíveis no dia. As entregas são feita até um raio de 5km do Empório Manjericão. O frete será informado no ato da compra. Você pode comprar de duas formas: 1. CESTAS ORGÂNICAS: onde você escolhe o que quer receber dentro de cada cesta de acordo com os itens disponíveis no dia. As cestas você compra pela nossa loja vitual www.loja.emporiomanjericao.com.br • Cesta P – contém 2 verduras e 2,5kg de frutas e legumes variados • Cesta M – contém 3 verduras e 3,0kg de frutas e legumes variados • Cesta G – contém 3 verduras e 3,5kg de frutas e legumes variados 2. AVULSO: neste caso você deve comprar em nossa loja física ou fazer o pedido pelo WhatsApp 11 9052-5630. NOSSA FEIRA ORGÂNICA TEM CERTIFICAÇÃO. Se ficou na dúvida nos envie m WhatsApp que enviamos o certificado.
bottom of page