top of page

Qual a diferença entre alimentos diet e light?



Se você chegou até aqui é porque em algum momento se perguntou a diferença entre alimento light e diet, não é mesmo?


Afinal de contas, muitas pessoas se questionam se existem distinções entre eles, em especial quando se tem o desejo de emagrecer.


Isso porque, a partir desse entendimento é possível fazer escolhas mais assertivas referentes a alimentação e assim a perda de peso se torna um processo mais simples.


Então, para que não haja mais dúvidas, abaixo você vai entender a diferença entre alimento light e diet. Confira agora mesmo!


Entenda o que são alimentos light e diet

Para ficar a par da diferença entre eles é importante que você tenha a compreensão inicial do que se tratam os alimentos light e diet. Logo, veja abaixo o conceito de cada um deles.


O que são produtos light?

Um produto é considerado light quando ele tem uma redução do seu valor energético ou de alguns nutrientes que estão presentes na sua composição, como:

· Açúcares;

· Gorduras totais;

· Gorduras saturadas;

· Colesterol;

· Sódio.


De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) um alimento é dito como light a partir do momento que ele tem, no máximo, 40 calorias sólidas ou 20 calorias líquidas.


Para que esse entendimento se torne ainda mais fácil, um produto light é aquele que tem redução de 25% do seu valor energético quando comparado aos produtos convencionais.


Sendo assim, é possível dizer que um alimento light é aquele que tem calorias reduzidas. Simples assim!


O que são produtos diet?

Por sua vez, os produtos diet são aqueles que são livres de algum nutriente, que pode ser açúcar, por exemplo. Portanto, nele não há redução de calorias.


Isso porque, a ausência de um determinado nutriente não significa que as calorias foram reduzidas, já que ele pode ser substituído por outros que são tão calóricos quanto.


Por exemplo, nos alimentos diet livres de açúcares, este composto tende a ser substituído por edulcorantes, que são tão calóricos quanto o açúcar propriamente.


Em geral, estes alimentos diet foram desenvolvidos para serem consumidos por pessoas diabéticas e portadores de outros problemas, como condições cardiovasculares, por exemplo.

Mas afinal, qual é a diferença entre alimento light e diet?

A diferença entre eles é fácil de ser compreendida, pois nos alimentos light existe uma redução de um dos nutrientes, fazendo com que o produto se torne menos calórico, por sua vez os alimentos diet são aqueles que há a exclusão de um determinado nutriente, sendo ele substituído por outro, não havendo então redução das calorias presentes.


Para que você consiga ter certeza das diferenças entre eles é sempre interessante conferir a tabela nutricional do produto.


Isso porque, ela vai ajudar você a escolher o alimento correto de acordo com o seu objetivo pretendido, além de exemplificar se ali é um produto light ou diet.


Como dito anteriormente, os alimentos diet, em geral, são indicados para quem não pode fazer o consumo de determinado nutriente, como pessoas diabéticas ou hipertensos, por exemplo.


Consumir alimentos light e diet ajudam no emagrecimento?

Após a compreensão da diferença entre alimento light e diet, é importante ainda sanar outra dúvida: estes produtos realmente ajudam no processo de perda de peso?


Então, a resposta para essa pergunta é NÃO NECESSARIAMENTE! Já que a redução ou exclusão não significa necessariamente que o alimento se torna saudável.


Para ficar mais fácil a compreensão, vamos tomar como exemplo os alimentos light, onde haja uma diminuição da gordura, por exemplo, isso não significa que ela não será compensada, é bem provável que haja um aumento dos carboidratos para essa compensação seja possível.


No caso dos produtos diet, como já dito, não há redução, apenas substituição, assim o açúcar pode ser substituído por outro nutriente que seja tão calórico quanto, não havendo então nada de positivo.


Além disso, é importante ainda citar que ambos, alimento light e diet, são ultraprocessados, assim pode ser que não ajudem no processo de emagrecimento que você tanto deseja.


Sem contar que é fundamental ter cuidado para não fazer o consumo em excesso desses alimentos, pois eles podem acarretar problemas sérios para o seu organismo.

Mas então, qual é a melhor opção?


Após toda essa compreensão da diferença entre alimento light e diet e o entendimento de que eles nem sempre são interessantes para o emagrecimento, você deve se questionar então: mas qual é o melhor?


Ora, tudo depende do seu objetivo! Como dito, os produtos diet são indicados para quem sofre como diabetes, hipertensão ou qualquer outra doença que envolva a necessidade de exclusão de um nutriente.


Em contrapartida, o light está relacionado a diminuição de nutrientes em 25%, mas não significa que são saudáveis também.


Desse modo, a melhor maneira de decidir qual é o produto certo para a sua rotina alimentar é fazendo uma avaliação da embalagem, na tabela nutricional.


Por lá você vai conseguir ter uma noção verdadeiro daquele produto, entendendo o que o compõem e se é uma escolha interessante para a sua alimentação ou não.


Em todo caso, é interessante mencionar se você deseja ter mais qualidade de vida, uma dieta saudável se faz necessária, assim você precisa optar por alimentos naturais, como frutas e vegetais.

Afinal de contas, como você já viu aqui, alimento light e diet nem sempre significa que são saudáveis e bons para a saúde.


Conclusão

Entendeu a diferença entre alimento light e diet? Cada um tem as suas particularidades que precisam ser consideradas, já que nem sempre eles são saudáveis como as pessoas acreditam.


E, como já citado, o melhor mesmo é sempre adotar uma alimentação natural, optando por produtos que sejam realmente válidos para a sua saúde, como frutas, verduras e vegetais.


A partir da inclusão simples desses produtos naturais, você passa a ter mais chances de uma vida saudável e sem grandes problemas de saúde.


Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




99 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page