top of page

Semente de abóbora: para que serve?



Fonte de nutrientes como fibras, ômega-3 e mineras, entre eles, magnésio, potássio, cálcio, enxofre, fósforo, cobre, zinco, manganês e ferro, bem como vitamina C e antioxidantes, a semente de abóbora é uma grande aliada do organismo, oferecendo uma série de benefícios.


Para obtê-lo, é possível incluir o alimento no seu cardápio diário, seja por meio do consumo das sementes de abóbora, seja por meio do óleo feito com elas ou através das cápsulas que possuem o óleo. As sementes secas podem entrar em diferentes pratos, principalmente, no preparo de saladas e sopas.


Também podem ser consumidas como petisco nos lanches entre as principais refeições do dia. Nesse caso, para ficarem mais saborosas, podem levar uma pitada de sal e gergelim. As sementes de abóbora podem ainda serem trituradas para que sejam acrescidas em sucos de frutas, vitaminas e iogurtes.


Mas quais são os seus benefícios? Continue com a leitura deste artigo e confira nos tópicos a seguir para que serve a semente de abóbora.

• Benefícios da semente de abóbora

• Para que serve o óleo de semente de abóbora

• Cápsula de semente de abóbora: quando usar

Benefícios da semente de abóbora

Veja a seguir quais são todas as vantagens das sementes de abóbora para o organismo e porque elas devem estar presentes no seu dia a dia.


• Facilita o emagrecimento

Um dos seus principais benefícios é contribuir com a perda de peso, pois se trata de um alimento rico em fibras. Esse nutriente oferece sensação de saciedade por mais tempo, evitando que a pessoa sinta fome logo depois de comer. Por consequência, come-se menos ao longo do dia, facilitando o emagrecimento.


• Controla os níveis de açúcar no sangue

Mais uma das vantagens das sementes de abóbora é ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, uma vez que possuem magnésio e fibras. Ambos nutrientes têm papel importante na prevenção do desenvolvimento de diabetes.


No caso das fibras, elas deixam o processo de aborção dos carboidratos mais lento, evitando os picos de insulina, que podem causar diabetes. As sementes também são essenciais a quem já possui a doença ou mesmo a indivíduos com obesidade, resistência à insulina e/ou hiperinsulinismo.


• Auxilia o aumento da massa muscular

As sementes contam com proteína na sua composição e, por isso, oferecem o benefício de auxiliar no desenvolvimento da massa magra. Ou seja, na formação de músculos firmes e saudáveis.


• Combate os parasitas intestinais

Outra razão para consumir esse alimento é porque funciona como um remédio caseiro eficiente no combate aos parasitas intestinais. Isso porque recebe propriedades antiparasitárias, contribuindo com a saúde de toda a família.


• Previne casos de anemia

Já que é fonte de ferro, a semente de abóbora é uma aliada na prevenção da anemia, desse modo, é um alimento que não pode faltar no cardápio de pessoas vegetarianas que podem sofrer com a deficiência do mineral no organismo.


• Ameniza desconfortos abdominais

As sementes podem auxiliar na redução de alguns desconfortos abdominais, como as cólicas menstruais e a dor de barriga. Afinal, o magnésio presente no alimento tem a propriedade de diminuir a contração muscular, que auxilia a promover esses desconfortos.


• Ajuda a proteger o coração

Algumas das suas substâncias, como ômega-3, magnésio e zinco, proporcionam um efeito cardioprotetor, ou seja, ajudam a manter a saúde do coração. Isso se dá porque possuem papel no controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol do organismo.



• Mantém a saúde das células

Os antioxidantes presentes na semente de abóbora, a exemplo da vitamina E e dos carotenoides, auxiliam a saúde das células, porque as protegem dos efeitos nocivos dos radicais livres. Isso também contribui com a redução da inflamação do organismo, que pode causar diferentes tipos de câncer.


• Melhora o funcionamento da tireoide

O zinco do alimento tem papel fundamental no fortalecimento do sistema imunológico, além de garantir o bom funcionamento da tireoide, glândula que regula a função de vários órgãos. Assim, mais um benefício das sementes é prevenir uma série de doenças e fazer com que o organismo trabalhe plenamente.


• Promove o bem-estar e qualidade de vida

A qualidade de vida como um todo é outro benefício das sementes, pois contam com magnésio e com o aminoácido essencial triptofano. Essa combinação é perfeita para evitar o estresse, bem como o cansaço e estimular a memória.


Para que serve o óleo de semente de abóbora

Além de consumir as sementes secas ou trituradas da semente de abóbora, outra forma de ter acesso aos benefícios desse alimento é com o uso do seu óleo, que é extraído das sementes. A extração pode ocorrer por meio de solventes ou pela prensagem a frio.


A prensagem é tida como o procedimento mais eficiente, já que extração por solventes, assim os demais processamentos térmicos, pode causar mudanças na composição e nas propriedades físico-químicas do alimento. Por consequência, há perda dos seus benefícios.


O óleo oferece as mesmas vantagens que as sementes secas, com o diferencial de ser mais prático em algumas situações, inclusive, no preparo de alimentos, como para temperar saladas e adicionar aos pratos após prontos.


Esse óleo não deve ser aquecido, caso contrário, perde os seus nutrientes. Além disso, existem cosméticos que possuem na sua composição o óleo, com a finalidade de fortificar os fios de cabelo, evitando a sua queda.


É encontrado ainda em cosméticos para a pele, uma vez que ajuda a prevenir o aparecimento de rugas e manchas na pele. Também contribui com a sua hidratação e limpeza.


Cápsula de semente de abóbora: quando usar

O óleo de semente de abóbora pode ser encontrado em mais um formato, em cápsulas. Trata-se de outra maneira de obter todos os benefícios desse alimento com muita praticidade. Recomenda-se o consumo de duas a quatro capsulas por dia, que devem ser tomadas depois das refeições.


No entanto, antes de começar a usá-las, é indicado conversar com o seu médico, que pode ajudar a definir a dosagem mais adequada de acordo com as suas necessidades específicas.


· Leia também em nosso blog:


Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




1.281 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png
bottom of page