background_cinza2x.png

DO BLOG MANJERICÃO

Chás para dores articulares




Popularmente chamada de dor nas juntas, as dores articulares, ou seja, que acometem as articulações do corpo, podem ser causadas por uma série de razões, desde motivos corriqueiros até graves. Por isso, de acordo com a intensidade da dor e do tempo que se prolongar é importante buscar ajuda médica.


De qualquer forma, paralelo a isso, é possível consumir os chás para dores articulares, que podem amenizar os sintomas. Quer saber quais são eles? Então, continue com a leitura deste artigo e confira nos tópicos a seguir os mais recomendados.


• Causas das dores articulares

• Chás que amenizam dores articulares


Causas das dores articulares


As dores articulares são provocadas por diversos problemas, incluindo algumas doenças graves. Dessa maneira, se a dor estiver forte e persistir por semanas é essencial consultar um especialista. Entre as principais causas, é possível destacar a artrite.


Além da dor nas articulações, o problema limita os movimentos e leva à deformidade do local. Traumatismos, excesso de peso e desgaste natural das juntas podem causar a doença.


Já a artrite reumatoide é uma doença autoimune e inflamatória crônica, que ocorre quando o sistema imunológico do paciente ataca o próprio organismo. Os sintomas incluem inchaço, dificuldade de movimento, redução da força e dor nas articulações.


A gota também pode provocar dor nas juntas, bem como vermelhidão e inchaço no local. Trata-se de uma doença inflamatória causada pelos altos níveis de ácido úrico no sangue, o qual se acumula nas articulações.


Existe ainda a bursite, que consiste em uma inflamação que acomete o tecido da articulação do ombro. Assim, além de dor é comum haver sensação de formigamento, fraqueza no braço e limitação do movimento.


A tendinite é mais um problema que se caracteriza por dor nas juntas, pois é uma inflamação do tendão, ou seja, a estrutura que liga os músculos aos ossos. Dificuldade de movimentar o local afetado, vermelhidão e inchaço são outros sintomas. A causa costuma ser os movimentos repetitivos.


Chás que amenizam dores articulares


Agora que você já conhece as principais causas das dores articulares, veja quais são os chás que podem ajudar na redução do sintoma.


Canela de velho

A canela de velho é uma erva muito utilizada para tratar dores articulares, artrite e artrose.


Essa planta é muito eficiente no tratamento de diferentes doenças, inclusive, da artrite e de

outros problemas que podem causar inflamação e dor nas articulações.


A razão é o fato de possuir substâncias com propriedades analgésica e anti-inflamatória, que reduzem a dor e tratam o problema.


Além disso a erva de canela de velho é digestiva e auxilia na melhora de questões hepáticas.


Seu sabor é suave, e seu uso para melhor efeito deve ser por pelo menos 3 meses consecutivos.


Para fazer o chá de canela de velho, basta colocar algumas folhas em uma xícara com água fervente e deixar descansar por 15 minutos. Depois basta coar e esperar amonar para beber, sendo que podem ser consumidas duas xícaras do chá por dia.


Dente de leão


Essa é mais uma planta com a qual se pode fazer um chá para dores articulares. O dente de leão é uma erva espontânea, isto é, cresce em muitos lugares mesmo sem ser plantada, sendo considerada daninha.


Porém, oferece inúmeros benefícios, uma vez que possui antioxidantes, ácidos graxos essenciais, vitaminas D e C, além de minerais como zinco, cálcio, magnésio, ferro e potássio. Essas substâncias são as responsáveis por reduzir a dor causada pela artrite e outros problemas que causam dor nas articulações.


Para fazer o seu chá, é preciso fazer uma infusão, ou seja, colocar uma colher de suas raízes em uma xícara com água fervente e esperar 10 minutos. Após, coe e beba. Beba muita água por dia, pois essa erva ajuda a eliminar os líquidos do organismo.


Apesar dos seus benefícios, a planta não deve ser consumida por mulheres grávidas ou que estejam amamentando e nem por pessoas hipertensas, com problemas na vesícula ou que possam sofrer de cálculos renais.


Cúrcuma


Mais um chá para dores articulares é o feito com essa raiz, que ajuda a tratar processos inflamatórios, como reumatismo, artrite e outros. A cúrcuma é feita a partir do açafrão-da-terra, chamado ainda de açafrão, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, gengibre amarelo, entre outros nomes.


Conta com propriedades antioxidantes, além de anti-inflamatórias, assim, conseguem reduzir os sintomas de dor, vermelhidão, inchaço e até amenizar a destruição do revestimento das articulações e potencializar a proteção das suas cartilagens.


Para o seu chá, basta acrescentar uma colher de cúrcuma em pó em uma xícara de água e levar para ferver por 10 minutos. Coe e beba em seguida, sendo que a bebida pode ser consumida duas vezes por dia.


Uma outra forma de consumir a cúrcuma é colocando na preparação dos alimentos, em forma de tempero. Ela tem uma cor amarelada e é muito usada em carnes e no preparo de arroz.



Unha de gato

Também é uma erva que tem propriedades anti-inflamatórias, responsáveis por diminuir o inchaço e a dor nas juntas.

Ela é a raiz de uma arvore e não é muito conhecida, mas tem um efeito fantástico para tratar inflamações nas articulações.


Para o seu preparo, basta ferver 20 gramas de cascas e raízes de unha de gato em um litro de água por 5 minutos. Aguarde 10 minutos, coe e beba três vezes por dia.


Essa planta é contraindicada a crianças, bem como a gestantes e lactantes e a quem possui problemas no estômago, a exemplo de úlcera e gastrite.



Gengibre


Essa é outra raiz que pode ajudar na redução das dores nas articulações, bem como o inchaço do local. O ideal é fazer o chá de gengibre sem descascá-lo, pois os compostos que oferecem os efeitos antioxidantes, anti-inflamatórias e imunomoduladoras estão próximos à casca.


O gengibre é além de anti-inflamatório um poderoso termogênico, auxiliando a queimar gordurinhas indesejadas.


Para preparar a bebida, ferva uma rodela grossa da raiz em um litro de água por 3 minutos. Depois de coar, é possível beber até quatro xícaras ao longo do dia.

O gengibre é uma raiz e deve ser fervido e não deixado sob infusão.

Experimente usar também o gengibre em pó.


Atenção, mulheres grávidas, pessoas com problemas de coração e gastrite crônica devem evitar o uso do gengibre.



Arnica

Conhecida ainda como margarida da montanha, oferece efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, que atuam nas dores e lesões musculares. Assim, ajuda no tratamento de contusões, dores reumáticas, dores musculares e nas articulações.


Seu uso também se dá em forma de óleo vegetal, neste caso aplicado em massagens no local das dores.


Mesmo assim, é uma planta que pode provocar vômitos, náuseas, falta de ar, problemas cardíacos e aborto. Desse modo, não deve ser consumida por gestantes e nem por quem tem problemas no fígado. E devido aos seus possíveis efeitos colaterais, o melhor é fazer um chá de arnica e usá-lo como compressa.


Para preparar, adicione as flores secas de arnica na água fervente e aguarda 10 minutos. Após, coe o chá e quando estiver morno mergulhe a compressa para aplicar no local que doí. O procedimento pode ser feito até três vezes por dia.


Lembre-se de consular um médico ou profissional da saúde antes de fazer uso de chás.



· Leia também em nosso blog:


Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.


Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


www.loja.emporiomanjericao.com.br.

Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.







140 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png

PERGUNTAS FREQUENTES

#demo.question.question1#


#demo.question.question1.answer1#




#demo.question.question2#


#demo.question.question2.answer1#

  1. #demo.question.question2.answer2#
  2. #demo.question.question2.answer3#
  3. #demo.question.question2.answer4#
  4. #demo.question.question2.answer5#




#demo.question.question3#


#demo.question.question3.answer0#

  1. #demo.question.question3.answer1#
  2. #demo.question.question3.answer2#
  3. #demo.question.question3.answer3#
  4. #demo.question.question3.answer4#
  5. #demo.question.question3.answer5#




#demo.question.question4#


#demo.question.question4.answer1#