background_cinza2x.png

DO BLOG MANJERICÃO

O arroz integral é melhor que o arroz branco?




O arroz é um alimento que está presente no prato dos brasileiros com muita frequência. Isso já é o suficiente para se preocupar com a sua qualidade, sendo normal que as pessoas se perguntem se o arroz integral é melhor que o arroz branco.


A resposta é sim, uma vez que o arroz integral oferece mais nutrientes para o organismo e, por consequência inúmeros benefícios. Para saber quais são eles e quais as diferenças entre esses dois tipos de arroz continue com a leitura deste artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir.


• Porque o arroz integral é melhor

• Benefícios do arroz integral

• Dicas para incluir o arroz integral na rotina


Porque o arroz integral é melhor

Para entender por que o arroz integral é melhor que o arroz branco, é preciso compreender como funciona o seu processo de industrialização. Ou seja, ambos os tipos de arroz são cultivados da mesma forma, sendo que as diferenças iniciam a partir do momento que são processados.


O arroz branco passa por um processo no qual resta somente o seu núcleo, o endosperma, que é constituído exclusivamente por amido, rico em carboidratos.


Isso também é o responsável pela sua coloração totalmente branca, uma vez que a casca do arroz, bem como as suas demais partes, como o germe, é removida. Por consequência, muito dos seus nutrientes são eliminados.


Depois, o arroz passa pelo polimento, a fim de deixar a sua aparência homogênea, com sabor mais suave e textura mais macia. Devido à perda de nutrientes, o arroz branco, chamado ainda de polido, recebe a adição de ferro e vitaminas. Mesmo assim, permanece um arroz rico em carboidratos e pobre em proteína.


Enquanto isso, o arroz integral não passa pelo mesmo processo, o que faz com que mantenha a sua riqueza de nutrientes, como cálcio, ferro, magnésio, zinco e fósforo, vitaminas do complexo B, ácido fólico, proteínas e fibras. Além disso, o seu sabor é amendoado, possui coloração mais escura e a textura fibrosa.





Benefícios do arroz integral

O arroz integral oferece uma série de benefícios, por isso, é um alimento mais adequado para ser consumido no dia a dia, em relação ao branco. Veja a seguir quais são algumas das suas vantagens para o organismo.


Possui menor índice glicêmico

O arroz integral conta com um índice glicêmico menor em relação ao arroz polido. Isso quer dizer que ele é convertido em açúcar no sangue de forma muito mais lenta, evitando que ocorram os picos de glicose.


Isso deve ser evitado principalmente pelos diabéticos, no entanto, qualquer pessoa pode desenvolver a doença quando a sua alimentação causa muitos picos de glicose ao longo do dia. Afinal, mais açúcar no sangue exige a liberação de mais insulina, o que pode levar a diabetes.


Oferece saciedade por mais tempo

O arroz integral também demora mais para ser digerido pelo organismo, o que faz com que depois de consumi-lo a pessoa demore mais para sentir fome. Essa demora é o resultado da sua maior quantidade de fibras, o que contribui para o controle do peso.


Além disso, as suas fibras, quando em contato com a água, também tornam a digestão mais lenta. Por isso, quem deseja emagrecer deve incluir o arroz integral na sua dieta. Isso é adequado para as pessoas que preferem evitar o ganho de peso.


Reduz a circunferência abdominal

No longo prazo, o arroz integral pode ser o responsável pela redução das medidas do abdômen. Isso acontece porque ele evita o excesso de insulina no organismo, como já vimos, o que causa uma inflamação nas células de gorduras, que se acumulam, formando os indesejados pneuzinhos na barriga.


Ajuda o bom funcionamento do intestino

As fibras presentes no arroz integral auxiliam o trato intestinal, reduzindo as chances de haver problemas intestinais, como prisão de ventre e má digestão.


Auxilia o sistema nervoso

Mais um benefício do arroz integral, inclusive, quando comparado ao branco é o fato de proteger o sistema nervoso. Isso porque ele possui vitamina B1 em sua composição, que é praticamente ausente no polido.


Melhora a qualidade da pele, unhas e cabelo

O arroz integral é rico no aminoácido essencial metionina, responsável por fortalecer os fios de cabelo e hidratar as unhas e a pele. Além disso, esse aminoácido, que é um precursor da serotonina (neurotransmissor que funciona como antidepressivo natural) evita a fadiga excessiva e reduz o colesterol.


Contribui com a redução do colesterol

Esse benefício decorre do fato do arroz integral ser rico em antioxidantes, que são responsáveis por evitar a oxidação da gordura, o que reduz consideravelmente as chances de doenças cardiovasculares.


Facilita a prevenção do câncer

Além dos antioxidantes, o alimento oferece compostos com efeitos anti-inflamatórias, sendo que essa combinação é muito vantajosa para que as células permaneçam protegidas dos radicais livres. Essas substâncias são algumas das responsáveis por causar doenças como o câncer.


Dicas para incluir o arroz integral na rotina

Devido a todos os benefícios do arroz integral, é importante que ele seja incluído no cardápio, ainda mais das pessoas que têm o hábito de ingerir esse alimento com frequência ao longo da semana. Quem não está acostumado com o seu sabor e textura pode fazer a troca do integral pelo branco de maneira gradativa


Outra dica é misturar ambos os arroz e consumi-los juntos. Você também pode preparar o arroz integral com legumes e outros ingredientes. Use a criatividade para se acostumar com ele e obter todas as vantagens para o seu corpo.


Além disso, para deixar o arroz integral macio, é necessário que ele fique de molho na água, por algumas horas. Esse cuidado é importante ainda por outra razão, para reduzir a quantidade de ácido fítico que existe no grão, assim como ocorre com o feijão e outras leguminosas.






COMO PREPARAR O ARROZ INTEGRAL

Como citado acima, é importante deixá-lo de molho para um cozimento mais rápido, mas caso você tenha esquecido pode colocá-lo na panela de pressão. Veja a receita;


Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de arroz integral

  • Água quente (se estiver de molho ou na panela de pressão use 2 xícaras de chá de água) se for fazer na panela convencional use 3 xícaras de água

  • Cebola e alhos picados

  • Azeite ou óleo

  • Sal a gosto.


Modo de preparo:

  1. Refogue a cebola, alho, azeite e sal.

  2. Coloque o arroz e refogue mais um pouco.

  3. Coloque a água e cozinhe o arroz em fogo baixo.

  4. Observação: a quantidade de água pode variar um pouco dependendo do tipo de arroz integral que você comprar.



· Leia também em nosso blog:

· Licopeno para que serve

· Colágeno em pó para uma pele mais jovem

· Evite rugas com o óleo de rosa mosqueta

· Chás diuréticos

· Óleo de coco e seus benefícios


Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com os amigos.


Somos uma loja de produto naturais com mais de 330 itens a granel.


Estamos localizados em São Paulo, Parque São Domingos, Zona Oeste, Pirituba.


O melhor do produto natural com qualidade, sempre dicas e receitas incríveis para uma vida melhor.

Veja nossa página de receitas e aprenda a fazer pratos simples, saborosos e com ingredientes naturais.

Certamente você não vai querer ficar fora de tanta dica incrível.


Nossa loja virtual é segura e você compra alimentação saudável, veganos, vegetarianos, feira orgânica, produtos sem glúten e sem lactose:


www.loja.emporiomanjericao.com.br.


Quer receber nosso newsletter semanal? Clique aqui e se cadastre.


Este blog é apenas informativo!

E em nenhuma hipótese dispensa a consulta com um profissional especializado como um médico ou nutricionista.




78 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

SIGA NOSSO INSTAGRAM

instagram.png

PERGUNTAS FREQUENTES

#demo.question.question1#


#demo.question.question1.answer1#




#demo.question.question2#


#demo.question.question2.answer1#

  1. #demo.question.question2.answer2#
  2. #demo.question.question2.answer3#
  3. #demo.question.question2.answer4#
  4. #demo.question.question2.answer5#




#demo.question.question3#


#demo.question.question3.answer0#

  1. #demo.question.question3.answer1#
  2. #demo.question.question3.answer2#
  3. #demo.question.question3.answer3#
  4. #demo.question.question3.answer4#
  5. #demo.question.question3.answer5#




#demo.question.question4#


#demo.question.question4.answer1#